DESCOBRINDO A LUZ EM SI MESMO



A jornada do autoconhecimento tem me mostrado a cada dia o quanto é fascinante descobrir um pouco mais sobre mim mesma. Cada amanhecer traz infinita gama de possibilidades para que as mais diferentes emoções, vivências e circunstâncias se apresentem a mim, e que com certeza agregarão valor após serem corretamente assimiladas. A cada despertar matinal agora eu sorrio, já agradecendo pelo dia incrível e recheado de prazer, desafios e aprendizados que terei.

Descobri que é excitante viver.

Tudo o que acontece em minha  vida daqui pra frente é conscientemente criado por mim, e eu escolho as experiências que quero ter. E não estou falando somente de experiências prazerosas, mas também as que vão gerar dor, raiva, medo. Continuo criando elas por ainda estar inconsciente em um certo nível, mas até quando elas ocorrem penso que foram criadas para me manter no objetivo de minha existência aqui: autoconhecimento.

Às vezes é preciso entrar em contato com o aspecto mais sombrio de si para descobrir a própria luz.

Tenho chegado à conclusão, com cada vez mais certeza, de que negativo e positivo são dois aspectos diferentes de uma só energia, podendo oscilar ora para a luz, ora para as sombra, mas ambos permanecem neutros e podemos aprender com qualquer um deles. Se considerarmos que estamos nesse planeta para experimentar o que já sabemos em essência (em nossa centelha divina), é necessário que as coisas fiquem um pouco sombrias de vez em quando, para que possamos voltar a ver a luz e apreciar o contraste.

A experiência material necessita que transitemos por esses dois pólos. Pense: como vamos experimentar nossa divindade, se não conhecemos o oposto do que é o divino? As trevas necessitam vir à tona, vez ou outra, para que possamos dar valor e apreciar a luz. Esse é o estágio em que nós, humanos, nos encontramos no momento. Contraste, preto-no-branco, pensamento binário e dualista.

Distorção da dualidade

O problema começou quando levamos ao extremo algo que era apenas para nos mostrar o oposto e dar a oportunidade de descobrirmos o Deus em nós, como humanos. Substituímos isso pela conclusão equivocada de que "se isso é o certo, logo aquilo é o errado e então preciso combatê-lo". Não se aceita que algo no outro seja diferente ou até mesmo de natureza ainda negativa inferior, pois nós, humanos, fugimos à autoconfrontação e admissão a própria sombra e por isso nos incomodamos quando isso se manifesta no outro, quando alguém admite a própria negatividade.

Por não termos a coragem de fazer isso por nós mesmos, atacamos o que abominamos, pois na mente dualista do homem, não é possível ser "da luz" e ainda cultivar emoções negativas dentro de si, e passar por situações difíceis na vida. "Não, não. Fulano é que me provocou, eu sou da luz e é meu dever mostrá-lo que esse não é o caminho certo", pensamos.

Temos a noção de que o "Iluminado" é o ser que não se abala com nada, impassível, superior às emoções e desejos inferiores da humanidade. É claro que não se deve ser escravo de tais emoções ou desejos, mas admitir que eles existem, e que tudo bem se você não conseguir dissolver aquela má tendência imediatamente é perfeitamente saudável e sinal de maturidade espiritual.

Acredito que o ser verdadeira iluminado tem noção de onde está e sabe exatamente o que está fazendo. Torna-se consciente de que cada pensamento, sentimento e ação de sua parte gerará uma resposta igualitária, e com prazer pensa, age e sente de forma a criar a vida que quer.

O ser verdadeiramente iluminado oferece a outra face, porque não há necessidade de confrontar o outro. Agora sabe-se que o outro também é ele mesmo, parte do Todo e tão divino quanto o próprio. Agora ele sabe que aquela pessoa está fazendo o melhor que pode, de acordo com o conhecimento e oportunidades que tem, e que está tudo bem se vocês se desentenderem em certo momento. Futuramente, terão a oportunidade de reparar isso e serão gratos por terem aprendido tanto um com o outro..

Você não precisa se tornar um mestre, guru, iluminado, ter a obrigação de atingir o Nirvana e se tornar o próximo grande avatar da humanidade só porque começou a despertar para quem verdadeiramente é.  Leve-se menos a sério. Curta mais essa experiência deliciosa e imprevisível que é viver.

Viver como um ser humano.

Olhe ao seu redor e observe todas as espécies de outros seres vivos que compartilham esse planeta contigo. Pense em como você tem sorte por ser um humano, por ter a capacidade racional de fazer escolhas, independente de seu instinto. De como tem habilidades únicas, como a de se expressar através da arte, da escrita, música, teatro, cinema... Infinitas possibilidades.

Criamos sistemas e mais sistemas e nos esquecemos dos seres orgânicos que somos. Uma outra espécie habitante de um pálido ponto azul pairando no Universo, tendo a oportunidade de usar todas as faculdades que nos foram dadas para usar da maneira que quisermos! Nos esquecemos de que somos seres infinitos, imortais e cheios de potencial.

Independente do que aconteça, não há como errar. Mesmo que leve ciclos infindáveis de tempo, em centenas ou até milhares de vidas, de oportunidades de experimentar e aprender, em algum momento todos despertarão para os seres divinos que em essência são, e aí sim teremos o verdadeiro Éden de volta à Terra, e também espalhado por todo o Universo. Só que esse estágio só conseguirá ser alcançado quando nos tornarmos conscientes de nós mesmos, por inteiros. Independente de quem você é hoje, se sabe que tem defeitos e se envergonha deles ou se eles te angustiam, eu te digo: vai com calma. Você está despertando agora, não exija tanto de si.

Ame-se, antes de qualquer coisa.

O amor é a lei maior em todo o Universo, a mais poderosa e definitiva de todas. Não há absolutamente nada que a força do verdadeiro amor não seja capaz de transmutar, acredite. Olhe para si, encare sua sombra e a abrace com carinho. Perdoe-se por todos os pensamentos ruins que já teve sobre si até hoje e trabalhe para elevar sua auto estima.

Imagine que cada parte sombria sua seja uma criancinha de rua, desamparada e carente, chorando por atenção. Acolha cada criança em seus braços, olhe para ela e diga: Vai ficar tudo bem. Eu vejo e reconheço você e peço perdão pelas vezes em que a ignorei em mim. Agora eu sei porque você existe e juntos, vamos nos curar. Visualize você pegando cada criança pela mão, e levando para casa. Alimentando, aquecendo e dando muito carinho. Conversando com cada uma e tentando entendê-la. É isso que você precisa fazer com seus sentimentos negativos. Parece maluco tratá-los como se fossem pessoas que tivessem sentimentos, não é? Mas eles têm!

Porque os seus sentimentos negativos em relação à vida e ao mundo são simplesmente a manifestação do que você está vibrando e pensando sobre si mesmo. Como não consegue admitir que possa ser capaz de sentir algo ruim, seja por orgulho ou pela noção de que, por conhecer algo sobre espiritualidade tem o dever de ser Iluminado e perfeito, você segue projetando no próximo o que é inadmissível em si próprio, trancafia suas emoções negativas e evita pensar sobre elas.

Não precisa colocar todo esse fardo sobre si. A tristeza existe, a raiva, o ciúme, a violência. Assim como também existe a caridade, o prazer, o carinho, a alegria, o bom humor. Cada um desses estados emocionais faz parte de nossa natureza, e não é vergonha senti-los. Eles são mutáveis e transitórios, não é porque hoje você perdeu o emprego e foi traído que vai passar o resto d vida sentindo rejeição e tristeza. Esse foi apenas mais um estado emocional que passou por você para te mostrar algo de si próprio. O que você aprendeu com ele? O que pode fazer para que da próxima vez você possa evitá-lo, ou ao menos minimizar seus danos?

Se a vida for encarada dessa forma, como uma grande aventura, uma excitante experiência em que, dependendo do seu nível de consciência, é você quem cria, tudo se encaixa. Estar no presente e lidar com cada situação por vez, sem a angústia ou ansiedade de pensar que aquilo é o fim do mundo vai trazer mais leveza à existência, e muito mais prazer a cada despertar para um novo dia.

Identifique, conheça e entenda cada aspecto seu, estude-se. Faça de si mesmo um experimento e projete os resultados que quer a partir desse conhecimento. Seja sempre fiel a si mesmo e ao que acredita em essência, e não deixe a mente racional dominar tanto uma situação em que suas emoções aflorarem sem sua vontade. Perdoe a si e a todos com quem já se desentendeu, perdoar é libertar o outro e descobrir que o verdadeiro encarcerado era você.

E, mais importante: não esqueça de quem verdadeiramente é. Entregue sua vida e suas intenções ao fluxo do Universo, integre-se e celebre como você é único e pense que sem você, o Todo seria incompleto. Espalhe amor e carinho onde e quando puder, e vai perceber que naturalmente as coisas complicadas vão se ajustando em sua vida. Esteja sempre ciente de que existem muitas oportunidades de experimentar, aprender e viver.

A escolha de despertar esse poder pessoal e viver de acordo com ele agora mesmo, está em suas mãos. Descobrir a luz em si é a maior e melhor aventura que você pode experimentar enquanto um humano.

Comentários

Postagens mais visitadas